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Foto do escritorMariana Dambrós

Marketing para empresas: Qual o melhor caminho?

Atualizado: 18 de jan. de 2022

É evidente que a necessidade das empresas de investir em marketing digital aumenta a cada dia. Entretanto, ao decidir investir, os gestores se deparam com a seguinte questão: afinal, é melhor contratar uma agência ou formar uma equipe de marketing interna?


A verdade é que não existe uma resposta certa, pois a decisão depende de uma variedade de fatores que estão relacionados diretamente ao seu negócio e ao caminho que você pretende seguir. Além do que, cada decisão possui prós e contras.

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Marketing Interno

Contar com uma equipe de marketing interno na sua empresa permite um maior controle sobre tudo o que é produzido pelo departamento. Com tal aproximação, fica mais fácil alinhar, transmitir os valores e traçar os objetivos a serem alcançados. Com uma equipe totalmente focada nos resultados de sua empresa, a agilidade nas entregas é muito maior, afinal todos os esforços do time estão direcionados ao mesmo obejtivo. Em contrapartida, ter uma equipe de marketing requer um investimento maior. Já que é preciso profissionais especializados e capacitados para atuarem nas áreas de redação, designers, social mídia, planejamento e programador. O custo pode ser um empecilho no momento de obter uma equipe de marketing interno.

Lembre-se que ainda é preciso investir em equipamento, softwares e ferramentas de monitoramento e gestão de marketing digital para a coleta dos resultados.



Agência de Marketing

Ao decidir-se por uma agência de marketing, você contará com um número grande de profissionais especializados que trabalham para o desenvolvimento de diferentes estratégias visando aumentar o lucro da sua empresa. Em comparação com um equipe interna de marketing, os custos que sua empresa terá com uma agência são bem menores. Afinal, seu esforço será somente para a contratação da empresa, diferente de estruturar e contratar todo um departamento. Outro ponto positivo é que a agência já possui equipamentos capacitados, além de softwares e ferramentas que são essenciais na produção e na gestão de todas as ações relacionadas ao marketing digital.


Em relação às desvantagens, pode levar um certo tempo para uma agência entender a linguagem e o perfil do cliente, em alguns casos requer um certo período de adaptação, diferente da equipe interna, que respira a empresa diariamente. Ainda cabe que as agências atendem diversos clientes e, por isso, tudo deve ser planejado com antecedência e a solicitação de ajustes ou implementação de conteúdos tem um prazo para ser atendida. Lembre-se que é difícil aprovar tudo o que acontece, visto que o andamento das demandas ocorrem fora da sua empresa. Independente da sua escolha, saiba que tanto uma equipe de marketing interno quanto uma agência de marketing podem trazer resultados incríveis para sua empresa. O importante é reconhecer a melhor opção com base em suas necessidades.


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