Como criar um manual de marca

Atualizado: Jun 30

A gente não cansa de falar que a identidade visual de uma marca é muito importante. Afinal, ela compõe o visual do seu negócio de uma maneira única e particular. Se você ainda não olha com carinho para este detalhe, é hora de começar a trabalhar em um manual de marca.

Agora você deve estar se perguntando: Tá, mas por que é tão importante ter um manual de marca? Ele é uma ferramenta que estabelece a voz e a personalidade de uma empresa! O manual conduz todos os aspectos da comunicação desta marca e é a base para todas as interações entre empresa e público. Assim, o manual de identidade visual impacta diretamente na percepção do público.

Se você ainda não tem um manual de marca, chegou a hora! Preparamos um guia completo para auxiliar você 😉


Anote todas as dicas e garanta uma ótima primeira impressão para o seu público!



Conceito e uso do logotipo


O logotipo é considerado o coração do manual de identidade visual, visto que ele é a principal representação visual da marca. Por isso, nessa parte do manual é preciso constar as especificações sobre sua aplicação, detalhando as variações de utilização, redução de tamanho, variação de cores em diferentes fundos, além das proibições de uso.

Manual de marca Eletrobrás - exemplo

Paleta de cores


Toda marca tem as suas cores principais, por isso, defini-las é um dos pilares mais importantes na construção de uma identidade visual. A paleta de cores vai auxiliar a direcionar o uso de tons em qualquer representação gráfica, evitando distorções no emprego da identidade e garantindo coerência e harmonia nas aplicações da marca. Por isso, informe as especificações das cores nos diferentes sistemas de núcleos, sendo eles RGB, CMYK ou Pantone.

Manual de marca Eletrobrás - exemplo

Tipografia


As fontes tipográficas complementam a identidade visual da marca e auxiliam na fixação, quando aplicada de maneira constante e padronizada. Por isso, é essencial apontar o padrão de fontes que deve ser usado na comunicação da empresa, além de sinalizar como deve ocorrer a aplicação da fonte principal e as secundárias.

Manual de marca Eletrobrás - exemplo

Elementos gráficos


Algumas marcas contêm elementos gráficos que compõem sua identidade visual. Por isso, é preciso descrevê-los e informar suas formas de aplicação em campanhas e layouts, além da sua possível variação de cor.

Manual de marca Eletrobrás - exemplo

Estilo fotográfico


Manuais de identidade visual mais completos, apresentam o estilo fotográfico que a marca deve seguir em sua comunicação, visto que muitos materiais gráficos precisam fazer o uso de fotos. Por isso, é necessário constar no manual as orientações de estilo, iluminação, composição, enquadramento e cores.

Manual de marca Eletrobrás - exemplo

O manual de marca é fundamental para quem se preocupa com a imagem da empresa 😉Afinal, esse documento é a base para a marca manter sua identidade e garantir uma comunicação visual assertiva e de forma particular.

Se a sua empresa ainda não tem um manual, é hora de investir neste documento! Utilize nossas dicas e mantenha a cultura da sua marca em todos seus projetos de comunicação.


Se você está prestes a desenvolver um manual ou tem curiosidade de entender como funciona esse documento, confira os modelos de algumas das maiores marcas do mundo.


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