Como criar um manual de marca
Atualizado: 30 de jun. de 2021
A gente não cansa de falar que a identidade visual de uma marca é muito importante. Afinal, ela compõe o visual do seu negócio de uma maneira única e particular. Se você ainda não olha com carinho para este detalhe, é hora de começar a trabalhar em um manual de marca.
Agora você deve estar se perguntando: Tá, mas por que é tão importante ter um manual de marca? Ele é uma ferramenta que estabelece a voz e a personalidade de uma empresa! O manual conduz todos os aspectos da comunicação desta marca e é a base para todas as interações entre empresa e público. Assim, o manual de identidade visual impacta diretamente na percepção do público.
Se você ainda não tem um manual de marca, chegou a hora! Preparamos um guia completo para auxiliar você 😉
Anote todas as dicas e garanta uma ótima primeira impressão para o seu público!
Conceito e uso do logotipo
O logotipo é considerado o coração do manual de identidade visual, visto que ele é a principal representação visual da marca. Por isso, nessa parte do manual é preciso constar as especificações sobre sua aplicação, detalhando as variações de utilização, redução de tamanho, variação de cores em diferentes fundos, além das proibições de uso.
Paleta de cores
Toda marca tem as suas cores principais, por isso, defini-las é um dos pilares mais importantes na construção de uma identidade visual. A paleta de cores vai auxiliar a direcionar o uso de tons em qualquer representação gráfica, evitando distorções no emprego da identidade e garantindo coerência e harmonia nas aplicações da marca. Por isso, informe as especificações das cores nos diferentes sistemas de núcleos, sendo eles RGB, CMYK ou Pantone.
Tipografia
As fontes tipográficas complementam a identidade visual da marca e auxiliam na fixação, quando aplicada de maneira constante e padronizada. Por isso, é essencial apontar o padrão de fontes que deve ser usado na comunicação da empresa, além de sinalizar como deve ocorrer a aplicação da fonte principal e as secundárias.
Elementos gráficos
Algumas marcas contêm elementos gráficos que compõem sua identidade visual. Por isso, é preciso descrevê-los e informar suas formas de aplicação em campanhas e layouts, além da sua possível variação de cor.
Estilo fotográfico
Manuais de identidade visual mais completos, apresentam o estilo fotográfico que a marca deve seguir em sua comunicação, visto que muitos materiais gráficos precisam fazer o uso de fotos. Por isso, é necessário constar no manual as orientações de estilo, iluminação, composição, enquadramento e cores.
O manual de marca é fundamental para quem se preocupa com a imagem da empresa 😉Afinal, esse documento é a base para a marca manter sua identidade e garantir uma comunicação visual assertiva e de forma particular.
Se a sua empresa ainda não tem um manual, é hora de investir neste documento! Utilize nossas dicas e mantenha a cultura da sua marca em todos seus projetos de comunicação.
Se você está prestes a desenvolver um manual ou tem curiosidade de entender como funciona esse documento, confira os modelos de algumas das maiores marcas do mundo.
Precisando de ajuda para tirar suas dúvidas? Entre em contato conosco. 👇🏼
Contamos com as melhores opções de materiais e profissionais qualificados para transformar a imagem da sua marca. 🚀
Fique por dentro de tudo que acontece aqui através das nossas redes sociais.
Comentários