Bruna Fonseca

14 de dez de 2020

Pantone: Quais são as tendências para 2021

Atualizado: 24 de mar de 2021


Todo gestor espera que as ações de comunicação visual da sua empresa estejam alinhadas às tendências e modernizações do mercado. Para isso, você precisa estar por dentro das novidades e das previsões que especialistas da área divulgam. Na última quarta-feira, a empresa americana Pantone apresentou as duas apostas de cores para o novo ano.

Se você trabalha com design e inovação visual, provavelmente já ouviu falar em Pantone. Mas caso essa não seja a sua área de domínio, a gente te explica – porque é bem importante. Esse é o nome de uma empresa americana especialista no segmento de cores. Por serem tão bons naquilo que fazem, criaram uma própria escala de tons para impressão: a PMS (Pantone Matching System).

Como funciona a Escala Pantone?

Foi em 1963 que o fundador da marca criou o sistema com o objetivo de resolver problemas relacionados à combinação de cores nas artes gráficas. De lá para cá, a Pantone aprimorou a sua escala, adaptando-a para diversos setores, como tecnologia digital, plásticos e arquitetura.

O método é composto por um sistema numérico que identifica e decodifica as cores com alta precisão, padronização e regularidade. Dessa forma, é possível transmitir os tons de um projeto de forma confiável, já que não estão sujeitas à subjetividade do olho humano.

Tendências de tons anuais

Em 1999, a Pantone deu início a uma tradição: a escolha da ‘cor do ano’. Depois de realizar diversas pesquisas sobre os aspectos culturais, sentimentos e tendências mundiais para o novo ano, a empresa divulga o tom que representa essas características.

Para 2021, cinza e amarelo

Na última quarta-feira (09/12), a Pantone lançou as suas tendências para o novo ano. A marca elegeu duas tonalidades: o cinza Pantone 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo Pantone 13-0647 Illuminating. Conforme a empresa, a combinação das duas cores representa resiliência, otimismo e positividade – o que é necessário após o ano totalmente atípico e caótico. É como se estivéssemos representando uma luz no fim do túnel, sabe?

Por que a sua marca deve saber disso?

O mercado da comunicação visual muda anualmente. As tendências de 2020 não são as mesmas de 2019, e nem serão iguais às do futuro. Ou seja: não dá para esperar melhores resultados sem mudança de estratégia e acompanhamento de tendências, não é mesmo?

Ter conhecimento das expectativas para o novo ano faz toda a diferença. Com essas informações, você pode produzir campanhas temáticas e adaptar a sua fachada da melhor forma possível.

Conta para gente: como podemos te ajudar a incluir as cores da Pantone nas suas ações de 2021?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais.

    77
    0